Windows 10 pode ser instalado sorrateiramente no seu PC: veja como evitar

Resultado de imagem para windows 10

A Microsoft está fazendo uso de uma tática muito criticada para atualizar versões antigas do seu sistema operacional para o Windows 10. Uma mensagem que recomenda a instalação do novo Windows aparece e se o usuário aperta o “X” para fechar a janela é agendada a sua instalação, ao invés de cancelá-la.

 

A medida está sendo criticada pois o usuário já está condicionado a fechar janelas de atualização de qualquer programa quando não quer que elas aconteçam. Entretanto, fazer isso não garante que o update não vai acontecer, apenas confirma que ele será realizado no horário agendado pelo próprio sistema operacional.

 

Para que a atualização não aconteça ou para escolher outro horário mais apropriado para o update, é preciso clicar na mensagem destacada da imagem acima. A partir daí, será possível mudar o horário em que o Windows 10 será baixado e instalado ou desistir da atualização automática.

Segundo o site PC World, isso só está acontecendo porque a Microsoft mudou prioridade de atualização do Windows 10 para “recomendado”. Na versão do sistema operacional de fábrica, o Windows baixa e instala de forma automática todas as atualizações categorizadas dessa forma, o que justificaria essa tática adotada pela distribuidora do software. Além disso, a proximidade do fim do prazo em que a atualização do SO será gratuita está se aproximando, o que também ajudaria a explicar a manobra da Microsoft.