Médico Revela Fórmula Para Perder Medidas e Definir Curvas

O peso líquido se refere à quantidade extra de líquido que fica armazenado em todo o corpo: nos dedos da mão e do pé, no rosto e até nas pernas. No entanto, o peso líquido é temporário e não deve ser confundido com a retenção em longo prazo (que pode ocorrer devido a doenças ou medicamentos). É possível notar a diferença ao se pesar após comer uma refeição com muito sal, ao exagerar na comida por alguns dias, ao ficar desidratado ou ao medir o peso um pouco antes do início do ciclo menstrual. Esses quilinhos a mais podem deixar a pessoa com uma sensação de que está inchada, um pouco indisposta e desconfortável, em especial se as calças parecem estar um pouco apertadas. Quando um evento importante estiver se aproximando, o inchaço começar a incomodar ou desejar apenas perder esse peso extra, diminuir a retenção dos líquidos que contribuem para esse ganho é uma solução temporária e que ajuda a deixá-lo mais à vontade rapidamente. Ao realizar algumas mudanças simples à dieta e estilo de vida, você poderá fazer com que seu peso diminua e a sensação de inchaço passe.

drrey2
1

Modificando a dieta

Imagem intitulada Lose Water Weight Step 1

  1. Limite a ingestão de sódio. Esse é um dos mais importantes passos na redução do inchaço, já que há um efeito imediato sobre a maneira com que os rins controlam o equilíbrio de líquido corporal. O excesso de sal pode fazer com que o corpo retenha água, levando ao inchaço e aumento de peso.
    Evite alimentos processados A maioria das carnes processadas, pratos congelados, lanches pré-processados e enlatados são ricos em sódio.
    Pare de salgar as refeições A Associação Americana do Coração recomenda o consumo de menos de 1500 mg de sódio por dia, ou cerca de 1½ de colher de chá (7 mL).Salgar a comida em excesso fará com que você ultrapasse o “limite”.
    Evite as dietas sem sódio O corpo necessita de pequenas quantidades de sódio para funcionar.
    Imagem intitulada Lose Water Weight Step 2
  2. Consuma mais alimentos ricos em potássio. O potássio é um mineral essencial na dieta, sendo responsável pelo equilíbrio fluido do corpo. A pequena quantidade de potássio no organismo pode levar à retenção desnecessária de líquidos, apesar de ser uma condição rara. Focar no consumo de alimentos ricos em potássio ajuda o corpo a liberar a água em excesso.
    Frutas Damasco, banana, cantalupo, tâmara, kiwi, manga, laranja, papaia e abacate
    Legumes Cenoura, polpa de abóbora e alcachofra
    Leguminosas Feijão seco, ervilha e lentilhas
    Imagem intitulada Lose Water Weight Step 3
  3. Consuma uma quantidade adequada de fibras diariamente. Dietas pobres em fibras podem causar constipação, levando à retenção de peso, distensão abdominal e inchaço. Mulheres devem ingerir 25 g de fibras por dia, enquanto homens precisam consumir 38 g diárias.
    • Comer vários tipos de frutas e legumes aumenta a entrada de fibras, o que reduz a retenção de líquidos ao combater o inchaço e a constipação.
    Imagem intitulada Lose Water Weight Step 4
  4. Consuma alimentos com probióticos. Certas comidas possuem probióticos naturais e podem auxiliar a reduzir a formação de gases, inchaço e a distensão abdominal. Essas “bactérias benéficas” são ótimas para regular o sistema gastrointestinal, evitando ou reduzindo efeitos colaterais comuns na constipação.
    • Manter o sistema gastrointestinal saudável e combater a constipação pode diminuir o inchaço, as cólicas estomacais e a distensão abdominal.
    • Alguns dos alimentos com probióticos são: iogurte, sopa missô, picles, chucrute, kefir, tempeh e kimchi.
    • Caso não goste de algum desses alimentos, tente tomar um suplemento probiótico todos os dias.
    Imagem intitulada Lose Water Weight Step 5
  5. Limite a quantidade de carboidratos na dieta. Manter um nível baixo de carboidratos nas refeições pode ajudar a perder o líquido retido mais rapidamente do que nas dietas de pouca calorias. Limite a quantidade alimentos ricos nesse macronutriente (tanto refinados quanto os de 100% de grãos integrais) para perder rapidamente aqueles quilinhos a mais provenientes dos fluidos.
    • Não exagere no consumo dos alimentos a seguir, que são ricos em carboidratos: pães, arroz, massas, bolachas cracker, tortillas, bagels, muffins, doces com massa folhada, muffin inglês, quinoa, bebidas adocicadas e sobremesas. Os carboidratos refinados e complexos afetam o corpo da mesma maneira.
    • Ao consumir carboidratos, o corpo usa uma parte deles como energia imediata e transforma o resto em glicogênio, que é a forma de armazenamento dos carboidratos no corpo. À medida que o organismo armazena glicogênio, ele também utiliza água, levando ao acúmulo de peso e retenção de líquidos.
    • Ao limitar a quantidade de carboidratos consumidos, o corpo utiliza mais o glicogênio armazenado, o que libera água ao mesmo tempo e diminui levemente a massa corporal.
    Imagem intitulada Lose Water Weight Step 6
  6. Beba mais água. A retenção de água pode ocorrer devido à deficiência na ingestão dela, por incrível que pareça. A desidratação leve faz com que o corpo armazene água, já que a quantidade sendo consumida não é suficiente.
    • Beba ao menos 1,9 L de água (cerca de 8 copos d’água) por dia. Essa é apenas uma regra geral, mas que serve como uma boa orientação. Em dias que estiver se sentindo mais inchado ou que está retendo líquido, tente aumentar a quantidade ingerida.
    • A hidratação adequada pode aliviar a constipação, já que a falta de movimentação intestinal é muitas vezes “culpada” pela sensação de inchaço e desconforto com gases.
    Imagem intitulada Lose Water Weight Step 7
  7. Não exagere no consumo de álcool e cafeína. Apesar de serem diuréticos naturais, a cafeína e o álcool podem levar a um quadro leve de desidratação. Quando o corpo detecta que há deficiência de hidratação no organismo, ele tende a reter fluidos até que a hidratação chegue a níveis adequados.
    • Limite o consumo de todos os tipos de bebidas com cafeína, como isotônicos, energéticos, café e chá.
    • O álcool pode rapidamente piorar a desidratação. Apesar de não haver problema em tomar um copo (mulheres) ou dois (homens) por dia, é uma boa ideia parar de tomar bebidas alcoólicas enquanto monitora o excesso de retenção de líquidos.
2

Consumindo suplementos ou medicamentosImagem intitulada Lose Water Weight Step 8

  1. Tome suplementos vitamínicos e minerais. Certos minerais e vitaminas são comprovadamente eficazes ao auxiliar a melhor retenção de fluidos, permitindo que o organismo libere líquidos em excesso quando for necessário. Os suplementos a seguir são recomendados:
    Suplemento Fonte alternativa
    Vitaminas B5 e B6 Carne vermelha, arroz integral, laticínios pobres em gorduras.
    Magnésio Castanhas, leguminosas, grãos integrais, legumes verdes, bananas
    Cálcio Laticínios com pouca gordura, verduras com folhas verdes e amêndoas
    Imagem intitulada Lose Water Weight Step 9
  2. Beba diariamente um copo de suco de oxicoco. Estudos comprovam que ele é um diurético natural e leve. Não exagere, pois consumir muito suco significa a entrada em excesso de calorias do açúcar na dieta. Tente beber sucos sem adição de açúcar ou que são 100% naturais.
    • Tomar um copo de suco 100% natural é a melhor opção. Geralmente, isso constitui de 177 a 236 ml de suco.
    • Outra opção é consumir suplementos de oxicoco.
    Imagem intitulada Lose Water Weight Step 10
  3. Adicione diuréticos naturais à dieta. Existem muitas ervas naturais que podem auxiliar a diminuir a retenção de água em excesso. No entanto,suplementos não são regulamentados pela ANVISA e devem ser utilizados com cuidado.
    • Experimente tomar chá verde, de urtiga, de dente-de-leão ou suplementos de seda de milho.
    Imagem intitulada Lose Water Weight Step 11
  4. Tome diuréticos. A maioria das farmácias possui diuréticos de dosagem baixa e venda livre. São medicamentos que ajudam a diminuir retenções leves de fluidos e os sintomas que acompanham o problema (distensão abdominal, inchaço, presença de gases).
    • Leia cuidadosamente todas as instruções da bula, bem como avisos e em que casos os diuréticos podem ser utilizados. Use apenas em situações propícias.
    • Note que os diuréticos são propícios apenas para combater leves retenções de fluidos. Eles não devem ser utilizados em longo prazo.
    Imagem intitulada Lose Water Weight Step 12
  5. Converse com um médico. Antes de consumir medicamentos de venda livre, suplementos ou remédios naturais, vá ao médico para saber se eles vão fazer efeito em seu caso. O médico avaliará o histórico médico do paciente e determinará se os itens são seguros e se podem ser tomados normalmente.
    • Alguns medicamentos de venda livre e suplementos interagem com remédios receitados e certas doenças.
 3

Realizando outras mudanças no estilo de vidaImagem intitulada Lose Water Weight Step 13

  1. Faça exercícios. Apesar de parecer que a última coisa que você deseja fazer são atividades físicas, até mesmo exercícios leves podem ajudar a combater o inchaço, os gases e o excesso de líquido no corpo.
    • Faça exercícios cardiovasculares ou aeróbicos para aumentar a frequência cardíaca e o ritmo respiratório, causando transpiração e reduzir a retenção de fluidos.
    • Além disso, ao realizar atividades cardiovasculares e promover contrações musculares, os fluidos circulam mais rapidamente pelo corpo. Isso pode ajudá-lo a processar o excesso de líquido com maior velocidade.
    • Mesmo se não estiver com vontade de passar muito tempo realizando atividades físicas ou sequer possui tempo, tente realizar exercícios cardiovasculares mais intensos em menos tempo.
    Imagem intitulada Lose Water Weight Step 14
  2. Durma bem pelo tempo recomendado. Dormir mal ou pouco pode fazer com que o rim retenha mais fluidos. Ir para a cama e dormir bem minimiza a retenção de fluidos.
    • Recomenda-se ao menos sete a nove horas de sono por noite.
    • Para dormir melhor, desligue todas as luzes, TVs, computadores e celulares antes de ir dormir. Recomenda-se que também que seja evitado o uso de tais itens pelo menos por 30 minutos antes de deitar.
    Imagem intitulada Lose Water Weight Step 15
  3. Verifique o ciclo dos sintomas de retenção líquida. Nas mulheres, as mudanças hormonais causam inchaço de sete a dez dias antes da menstruação, devido aos altos níveis de estrogênio e progesterona nessa parte do ciclo, fazendo com que o corpo retenha fluidos. Ficar atenta ao ciclo menstrual permitirá que a mulher planeje de antemão os ajustes necessários na dieta, minimizando o ganho de peso.
    • Praticamente 90% das mulheres na menopausa ganharão peso após a mudança hormonal; no entanto, parte dele é devido à retenção de água e ao inchaço que são consequências dos baixos níveis de progesterona.
    • Caso saiba que você sofre com leves retenções de água e inchaço quando chega a hora do ciclo menstrual, comece a modificar a dieta e a rotina para tentar minimizar tais efeitos colaterais.
    • Outra opção é tomar medicamentos para ajudar a combater tais sintomas. Muitos remédios que reduzem os efeitos da TMP (Tensão Pré-Menstrual) possuem leves diuréticos para reduzir a retenção de líquidos e a presença de gases.
    Imagem intitulada Lose Water Weight Step 16
  4. Marque uma consulta com um médico. Muitas vezes, a retenção de fluidos é inofensiva, sendo causada por mudanças na dieta ou pela falta de exercícios. No entanto, alguns tipos de retenções de líquido podem sinalizar problemas sérios de saúde, que devem ser tratados com a ajuda do médico.
    • Ao sentir que grandes quantidades de líquido estão sendo retidas ou se outros efeitos colaterais surgirem, é importante ir ao médico.
    • Efeitos colaterais de edemas ou retenções líquidas mais graves são: pele brilhosa e rígida, que permanece ondulada após ser pressionada, respiração curta, dificuldade em respirar ou dores no peito.

Avisos

  • Sempre consulte um médico antes de se submeter a qualquer tipo de alteração à rotina de exercícios ou à dieta. Os passos mostrados acima são apenas para diminuir temporariamente a retenção de líquidos, não devendo substituir dietas saudáveis com redução de calorias e prática de atividades físicas para perda de peso a longo prazo.